A Sabedoria Sioux

Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Camões

Aguia_falcao

Na sociedade contemporânea, o Amor se tornou um valor perdido. Para disfarçarmos da solidão, aparelhamo-nos com iphones, tablets, notebooks, etc. O contato por intermédio das redes sociais tomou o lugar do contato íntimo, cuja principal marca é a ausência de comprometimento. Num mundo cada vez mais dinâmico, fluído e veloz; seja real ou virtual, não podemos nos esquecer de buscar e resgatar o Valor do Amor nas nossas relações humanas. Abaixo, reproduzo a estória que ilustra a busca deste Valor.

Para Refletir:

Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo:

– Nós nos amamos, e vamos nos casar – disse o jovem. E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã, alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos; que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?

E o velho, emocionado, ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:

– Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada… Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo – continuou o feiticeiro – deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!

Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada. No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco. O velho pediu que, com cuidado, tirassem-nas dos sacos e viu: eram verdadeiramente formosos exemplares.

– E agora o que faremos? Matamo-nas e depois bebemos a honra de seus sangues? – perguntou o jovem. – Ou as cozinhamos e depois comemos o valor das suas carnes? – Propôs a Jovem.

– Não! – disse o feiticeiro, – apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro; quando as tiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do voo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucarem.

E o velho disse: – Jamais esqueçam o que estão vendo; este é o meu conselho: vocês são como a águia e o falcão; se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

Moral da História

O amor é uma oportunidade que recebemos da vida para evoluirmos como ser humanos. Se acreditarmos que se trata de um sentimento com objetivo de apenas satisfazer o nosso ego, transformando o outro no escravo de nossos prazeres dionisíacos, terminaremos perdendo a chance de progredir e compreender na convivência e no aprendizado da pessoa amada a possibilidade de elevação da amizade, do companheirismo e da espiritualidade.

Portanto, a sabedoria Sioux nos ensina que os sentimentos verdadeiros só podem durar em liberdade, porque é somente quando aprendemos a nos tornar responsáveis por nossas próprias escolhas e atitudes que experimentamos, de fato, o Amor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidade, Ensinamentos, Reflexão. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Sabedoria Sioux

  1. Pingback: Assembléia na marcenaria | Ensaios, Ideias e Reflexões

Deixe comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s