O Número do Homem

A Criação de Adão
A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Miguel Angelo Buonarotti(Michelangelo) por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Por João Fábio Braga

A letra ו é a sexta letra do אב, com o valor numérico de seis. O significado da palavra ו é “gancho” de conexão usada quando o Tabernáculo (tenda) foi montado. O ו é a força de conexão com D’us; o Divino “gancho” que une o céus e a terra.

Uma vez que ו representa o número seis, corresponde-se com o número do homem na tradição judaica. O homem foi criado no sexto dia; o homem trabalha durante seis dias. A letra ו possui uma cabeça semelhante à letra י (mergulhada no mistério do Altíssimo). Ela representa o homem, com os pés na terra, sem se deixar de se voltar aos mistérios divinos.

Analogamente, o ו é a consciência humana, percorrendo o plano material ao espiritual; “puxa” para o alto aos níveis mais elevados da alma. Na Árvore da Vida, a letra ו se encontra no 16° caminho entre Hokhmah – Hesed que representa o percurso à Sabedoria, ao Eterno e ao Paraíso preparado para os justos.

Diante disso, é preciso observar,  o ו se compõe das quatro letras sagradas (YHVH) que,  como parte dos quatro mundos correspondentes às seis sefirot da Árvore da Vida, de Hesed a Yosod, conhecida como Yetsirah,  se relaciona numa das divisões da alma, Ruach que é a alma divina. No hebraico, o ו é o número do Homem e, por ventura, está relacionado à estrela flamígera, conectado à Árvore da Vida. Assim como “o que está em cima é como o que está em baixo”, é obrigação do Homem compreender todas as buscas, entender e compreender todas as leis da natureza que o circundam. No homem está representado microcosmicamente à toda realidade do macrocosmo, permitindo afirmar a máxima: D’us está no Homem.

Segundo “um mago de 5 mil anos”, “a alma do homem, em suas profundezas, pode ser considerada similar a uma parte de D’us. (…) justamente por isso, a alma humana possui o duplo poder de Querer e Criar”, – afirma – o homem, como agente em potencial, é “parte da Vontade Divina”, – continua – “O poder criativo do homem, igualmente, é derivado do mesmo Poder Divino”.

Nessa mesma concepçao, afirma Shimon Halevi – “o homem traz dentro de si não apenas as características do Criador, como também os Atributos do Criador. Através da Natureza inerente à sua composição, um indivíduo tem, portanto, acesso aos recursos cósmicos, e, se o desejar, a possibilidade, enquanto ainda preso à Terra, de contato com o Divino dentro de si mesmo”.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Ensinamentos, Esoterismo, Sabedoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O Número do Homem

  1. Márcia Rejane disse:

    A conexão do Homem com o Ser Supremo é de extrema grandeza que chega ao ponto do Homem querer e/ou desejar tornar-se como Tal. Nas escrituras sagradas, diz-se que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança (Gn 1-27), por isso, chegamos a pensar que podemos nos comparar ao Criador quando tomamos os atributos da criação em nossas vidas (brincar de ser Deus!). E isso implica na busca da compreensão e do entendimento quando deparamos com situações que nos impedem de enxergar com olhos aguçados o real significado dessa conexão com o Criador, que ora penso no relacionamento íntimo e ao mesmo tempo instigador que possuímos. E ora preciso decifrar e entender que possuo a natureza de Deus dentro de mim nessa ligação divina e espiritual, mas que preciso buscar mais e mais D'Ele na minha vida, através de profundos estudos no que dizem respeito ao conhecimento oculto e que não nos foi apresentado. Tal ligação, gera uma conexão cheia de elementos misteriosos dos quais penso que alguns símbolos e elementos da natureza nos fazem refletir sobre nossa real existência nesse mundo com a ligação divina.
    Parabéns pelo texto!

    Curtir

  2. Ricardo guillen disse:

    Muito bom prof. Sabemos que existimos, sabemos que existe uma força superior, mais a incerteza para onde vamos depois da morte me intriga muito se fala mais só sabremos a verdade verdadeira asim que demos nosso último suspiro.

    Curtir

Deixe comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s