O Sol da Meia-Noite

jesus desceu ao inferno I

A descida do Cristo ao Inferno, evangelho apócrifo segundo Nicodemos

Por João Fábio Braga

No evangelho apócrifo de Pedro, Perguntam a Jesus:  “Porventura pregaste a eles que dormissem?”

Krishna, Moisés, Zoroastro, Elias, Buda, Pitágoras, Sócrates e Apolônio ajudaram a guiar a humanidade por meio da consciência espiritual, principalmente no momento em que a queda atinge o ponto mais denso e mais escuro. Apesar de eles trazerem fé e esperança, é Jesus Cristo que aparece e traz o amor em plena noite de profunda escuridão no mundo.

O contexto, à época do Império romano, os homens estavam completamente alienados à dimensão espiritual, o que se enxerga é uma civilização que mantém a institucionalização de uma terrível e sanguinária cultural da crueldade, alicerçada ao atomismo e ao ateísmo de Demócrito e Lucrécio.

É nesse período que, a consciência divina, por meio de Jesus Cristo, começaria um processo de dissolução e espiritualização da matéria e da transformação drástica da história do mundo. As mudanças drasticamente não apenas ocorreram no mundo material, mas no mundo espiritual também.

Segundo os místicos e alguns livros apócrifos, Jesus Cristo desceu ao inferno após a sua morte, com propósito de quebrar os grilhões e iluminar os espíritos encarcerados à sombra da morte pelo pecado. Jesus estendeu a mão e disse: “Vinde a mim todos que foram criados à minha imagem e que foram condenados pela árvore do fruto proibido e pelo diabo e a morte”.

Assim como Moisés liderou a saída do povo hebreu do Egito, Jesus conduz o povo para fora do mundo dos mortos em direção à Luz. Foi nessa escuridão, segundo os relatos, que a ressurreição de Jesus Cristo subitamente iluminou os mundos espirituais, tornando possível a ressurreição de todos.

O evangelho de Mateus registra que naquela noite que Jesus morreu, os mortos perambularam pelas ruas de Jerusalém. Após morte e ressurreição, os místicos afirmam que grandes eventos nos mundos espirituais começaram a gerar uma demasiada produção de eventos sobrenaturais na superfície da Terra.

Contudo, os tempos eram sombrios – era meia-noite no mundo histórico – quando Jesus iluminou o interior da Terra e ali ter plantado à meia-noite a semente da sua natureza solar. E não demorou a germinar a ideia do que disse Jesus num texto apócrifo: “O reino de Deus está dentro de você”. A busca por esse reino interior, logo tornariam as pessoas cristãs. Eis o grande mistério da visão cósmica do cristianismo que permeia e conduz a história, os fatos e as mentes e que muitas vezes é negligenciada nestes tempos materialistas.

 

 

Divulgar Blogs

Anúncios
Esse post foi publicado em Ensinamentos, Esoterismo, religião, Sabedoria, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O Sol da Meia-Noite

  1. Márcia Rejane disse:

    Jo 3, 16-21
    Jesus é a luz enviada pelo Pai não para condenar, mas para nos salvar. E Essa luz é tão forte, penetrante e ofuscante que às vezes fugimos dela, para que ninguém veja a nossa sujeira, representada pela nossa inveja, o nosso egoísmo, a nossa ganância por mais riqueza do que na verdade necessitamos. É por isso que o mestre disse: Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Jesus veio iluminar a nossa mente e o nosso caminho a ser seguido. Ele nos mostrou de várias maneiras que longe de Deus não há felicidade.

    Curtir

  2. Shirley Reis Paixão disse:

    Eu acredito que o reino de Deus está dentro de nós, pelo simples fato de termos o poder para decidir se vamos ser luz ou escuridão . Obrigada professor gostei de sua mensagem .

    Curtir

Deixe comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s